segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

De degrau para degrau

Ah, as escadas...Sempre foi apaixonada por elas!
Acredito que elas dão certa elegância em qualquer casa!
Mas na hora de escolher, são tantos modelos, formatos, tipos de revestimentos, com ou sem corrimão, que fica difícil de escolher!
Mas, como em qualquer projeto, devemos planejar!
Isso, planejar até mesmo para construção/elaboração de uma escada, por mais simples que ela possa ser, não é somente preencher de degraus até chegar ao outro pavimento (assim que chamamos o segundo andar) e pronto.
Você já deve ter subido, ou descido, em uma escada e ter se sentido mal, com aquela falta de fôlego ao chegar no topo, mas espere lá, o seu condicionamento não necessariamente está ruim, o que está ruim mesmo é a escada, ou melhor, a distribuição dos degraus, seu tamanho, etc.
Da mesma forma que para a construção da casa o engenheiro faz um projeto, com cálculos e desenhos, para a elaboração da escada, deve-se aparecer no projeto:
· Dados de Legislação: cuidando normas (estabelecidas pelos bombeiros), tamanho e altura mínima de degraus;
· Dados Arquitetônicos: qual revestimento vai ser usado, formatos, dentre outros;
· Dados Técnico: verificando se a escada será de madeira, metal, engastada ou não (isso se refere se será "presa" à parede), etc;
A parte da legislação varia de cidade para cidade, em Lajeado (RS) por exemplo, a largura, em se tratando de uma residência familiar é de no mínimo 90cm para a base. Entretanto, se a escada for para acessar adegas, torres, isto é, usada como um acesso secundário, pode ser feita com uma largura mínima de 60cm. Segue abaixo uma representação das partes de uma escada feita por Roberta Vendramin do http://cursos.construir.arq.br/ (super indico).
Fonte: http://www.aulascad.com/wp-content/uploads/2012/03/Escada-1.jpg
Essa largura é dimensionada não somente para o bom fluxo de pessoas, em casos de urgências, mas também para se conseguir passar com móveis, tais como camas, armários, etc. Contudo, vale verificar o código de edificações de cada cidade ao construir.
Outro detalhe que deve se ter cuidado é sobre a altura de passagem livre que a escada terá.
O recomendado seria de deixar uma altura de 2,10m conforme desenho abaixo.
A partir disso, precisamos conhecer a altura do pé-direito, para quem não sabe, na engenharia ou arquitetura, quando falamos em "pé-direito", expressão exclusividade brasileira que começou a ser empregada no período colonial para designar as estacas de madeira de sustentação, significa a altura entre o piso até o teto. Usamos muito esse conceito, vale a pena guardá-lo.

     Esse pé-direito implicará em quanto a escava vai ter que "percorrer" até chegar ao segundo pavimento. Para isso, pegamos o valor do pé-direito, usualmente 2,60m + altura da laje e do piso, pois se quer chegar ao outro pavimento sem sair tropeçando em desníveis (adotei 15cm- verificar em cada projeto).

        Logo 2,60+0,15=2,75m. Esse será a altura da escada.


        Para saber a quantidade de degraus, podemos usar 16, por exemplo (escolhi um valor aleatório para o cálculo, porém conforme as normas abaixo, pode ser que tenhamos que alterar).

        Pega-se o valor 2,75(altura da escada) dividido pelo 16 (nº de degraus) = 0,1718m;

       17,18cm será a altura de cada degrau, sendo 16 degraus ao total.
       Contudo, devemos verificar as normas e  seguindo a NBR- 9077-4.7.3.1 temos que:
a) ter altura h compreendida entre 16,0 cm e 18,0 cm, com tolerância de 0,05 cm; 
b) ter largura b dimensionada pela fórmula de Blondel: 63 cm ≤ (2h + b) ≤ 64 cm;
c) ser balanceados quando o lanço da escada for curvo (escada em leque), caso em que a medida do degrau (largura do degrau) será feita segundo a linha de percurso (ver 3.32) e a parte mais estreita destes degraus ingrauxidos não tenha menos de 15 cm;
No esquema abaixo, a altura h adotada é de 17cm e a base b  (representado por p=28cm).
Em outras palavras, os valores de h (altura do degrau) e b (largura da base do degrau) deverão ser escolhidos tais que: 2h+b≤64cm (para aqueles que não lembram do símbolo ≤ significa que o resultado desta inequação matemática terá que ser menor ou igual ao 64cm).
Ou também, o resultado será maior que 63cm (63≤2h+b).
A escolha de 16 degraus, com altura de 17,18cm respeitou a norma, substituindo nas inequações para verificar o tamanho da base:
2*(17,18)+b≤64 (substituindo a incógnita pelo 17 e resolvendo a inequação)
34,36+b≤64
b≤64-34,36
b≤29,64cm Portanto, a base deverá ser menor ou igual a 29,64cm.

Usando o outro lado da inequação.
63≤2h+b
63≤2*(17,18)+b
63≤34,36+b
63-34,36≤b
28,64≤b


        Logo temos o intervalo S = {b є R /28,64≤b≤29,64}.
      A partir disso, podemos escolher como base do degrau 29cm, valor inteiro e a altura 17,18cm.
       Bases menores que 25cm são inconvenientes devido o tamanho dos pés das pessoas. Pessoas que calçam o nº 37, por exemplo, possuem pés medindo 25,1 cm aproximadamente.
   Se quiséssemos um valor inteiro para altura do degrau, de 17cm, teríamos= 2,75/17=16,17 degraus.

       Igualmente temos número decimal, mas, como o número de degraus precisa ser inteiro , ficamos com 17 degraus de 17,18cm de altura.
       
        De início era isso!

        Espero ter ajudado.

        Qualquer dúvida, sugestão, crítica, poste seu comentário abaixo!


Segue abaixo alguns modelos de escadas selecionados:


Imagem 1- Escada com estrutura em concreto, corrimão de vidro e degraus em madeira



Imagem 2- Escada em blocos, sem corrimão e com patamar


Imagem 3- Escada com estrutura de ferro.


Imagem 4- Escada curva, com revestimento em mármore


Imagem 5- Escada engastada à parede, com corrimão em cabos.


Imagem 6- Escada estilo mais tradicional. Feita em alvenaria, base revestida de madeira



Referências
Imagem 6 https://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.decoracaointeriores.org/wp-content/uploads/2012/01/escadas-tradicionais.jpg&imgrefurl=http://www.navegueimoveis.com.br/index.php?cmd%3Dnovidades%26id%3D136&h=298&w=500&tbnid=PMhoi5HMPTX5uM:&docid=o8TNRtLipFQZNM&ei=tV2qVtamEYerwATR7Lq4AQ&tbm=isch&ved=0ahUKEwiW1f2ikc3KAhWHFZAKHVG2DhcQMwgeKAEwAQ